TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS

definição e categorias

Transtorno psiquiátrico ou mental é uma condição que muda sentimentos, pensamentos e comportamentos. Podem se originar por fatores biológicos (genéticos ou neurológicos), ambientais e/ou psicológicos. Envolvem essencialmente sofrimento e prejuízo nos diversos âmbitos da vida do indivíduo (individual, social, acadêmico e profissional). Por esta razão requerem cuidado e tratamento, para que se possa restabelecer uma vida funcional e de qualidade.  

TRANSTORNOS

PSIQUIÁTRICOS

TEMAS E QUEIXAS

Distúrbios mentais comuns estão aumentando no mundo. Entre 1990 e 2013, o número de pessoas sofrendo de depressão e/ou ansiedade aumentou quase 50%, de 416 milhões para 615 milhões. Aproximadamente 10% da população mundial é afetada.

 Fonte: ONU - Organização das Nações Unidas - UN News Centre 

https://nacoesunidas.org/depressao-e-ansiedade-custam-us1-tri-por-ano-a-economia-global-diz-oms 

DEPRESSÃO

A Organização Mundial da Saúde estima que globalmente 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. A organização projeta que, em 2020, a depressão será a segunda maior causa de incapacitação no mundo. Em em 2030 ela será o mal mais prevalente do planeta, à frente de câncer e de algumas doenças infecciosas. No seu pior desfecho, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano, sendo a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Quando considerado um período de 12 meses seguidos, o Brasil lidera, entre os países em desenvolvimento, o ranking mundial de prevalência da depressão.

ESTATÍSTICAS

1 a cada 5  crianças e 1 a cada 4 adultos tem ou terá um transtorno mental.


Fonte: WHO, 2014

50% do transtornos mentais de adultos têm início antes dos 14 anos de idade e 40% dos jovens até 16 anos apresentam, pelo menos, 1 transtorno psiquiátrico.

Fonte: Kessler et al, 2007

ADOLESCÊNCIA

ANSIEDADE E DEPRESSÃO

Ansiedade e depressão impactam 60% em dificuldades escolares e trabalho.

Fonte: Andrews, 2005, ABS, 2005

Principais Transtornos Psiquiátricos

Abaixo estão listados os principais transtornos psiquiátricos, em linhas gerais. Para maiores informações ou tratamento, consulte sempre um profissional. O tratamento, brevemente descrito para cada um, refere-se ao trabalho psicoterápico porém, para todas as doenças mentais em alguns casos são necessários o acompanhamento de um médico psiquiatra e o uso de medicação.

Av. Leôncio de Magalhães, 1004, conj. 95, 9o andar - Jardim São Paulo - São Paulo -SP - 02042-001 

 (ao lado do metrô Jd. São Paulo)

CRP 06/84018

 Zona Norte | proximidades: Tucuruvi, Parada Inglesa, Santana, Imirim, Casa Verde, Mandaqui.

011-98516-4141

  • Instagram
  • YouTube